Os três pilares da auto – estima!

Você sabía.

A auto estima nada mais é do que a opinão que você tem a respeito de si mesmo. É importante saber que a nossa personalidade e auto -estima  se desenvolve ainda na infância.

No entanto salientamos que é possivel melhorar e manter  uma auto estima elevada na fase adulta ,se conseguirmos desenvolver dentro de nós um olhar amplo e diferenciado em relação as diversas situações que a vida nos apresenta ao longo dos anos.

Ao estimulamos a criança e se superar ,mesmo que em tarefas simples do dia a dia, de maneira adequada com palavras e atitudes positivas ,estamos inconscientemente ou conscientimente trabalhando de forma assertiva a sua autoestima.

Quando a criança sente se amada , protegida   a mesma ” tem” em seus pais  uma referência ,um exemplo de vida, tanto ética como moral .Neste sentido a têndencia ,desta, é se tornar um adulto mais seguro de sí , mais equilibrado mentalmente, sabendo lidar de forma positiva com os altos e baixos da vida!

Ao passo que a falta amor, reconhecimento, de carinho , compreensão e o uso de um linguajar pejorativo, são capazes de traumatizar e destruir a auto estima do individuo ainda em sua infância.

Quando o processo educacional  é interrompido ,frustrado ,ainda na infancia a criança se torna um individuo fragilizado que muitas vezes não consegue evoluir de forma positiva no que diz respeito a sua maturidade e a  autonomia frente a diversas situações estressantes e contraditórias.

A auto estima é composta em sua base por três pilares  e/ou conceitos que descreveremos a seguir.

O primeiro deles e o mais importante.

1 – Amor próprio: Envolve a aceitação de sí mesmo com todas as suas qualidades e os seus defeitos também. O individuo que tem sua sua auto-estima adequada ,se ama incondicionalmente ,nos autos e baixos da vida ,no sucesso e no fracasso também. Frente a essas situações o mesmo consegue acender a sua luz interior…e diz pra si mesmo:  (Eu sou digno de amor e respeito) . Não tem vergonha de assumir os seus desejos , seus medos, e as suas imperfeições .Não se envergonha delas, porque tem plena consciencia que “estas” fazem parte da narureza humana!

2- Auto -imagem.

Se trata da forma como você se vê, se avalia e valoriza os seus atributos: inteligência, beleza, talentos etc. No entanto  “entenda” que forma como “você” se vê e se “sente”  influencia diretamente na maneira com que as pessoas te veem. Sendo assim, se você ,menosprezar -se a si mesmo, desperdiçara oportunidades valiosas de se realizar e ser feliz!

3-Autoconfiança : Podemos afirmar que é capacidade ou coragem para reagir de forma positiva frente a situações novas..

Reflete na maioria das vezes  os créditos que seus pais lhe concederam ainda na infância. Na inexistencia da segurança ,aparece ou manisfesta se a timidez, a hesitação e o medo do desconhecido!.

Diante disso é importante pensarmos em nossas palavras e em nossas atitudes frente as crianças de hoje que serão os futuros adultos de amanhã. …

Autora: Enfermeira Psiquiatra – Ildete Sousa Lima.

Conhecimento nunca é demais!

Se gostou curta e compartilhe.

 

2 thoughts on “Os três pilares da auto-estima”

  1. Ótimo artigo. E sempre bom falarmos sobre a auto estima, sobre sua importância, pois ela permite que nos valorizemos, permaneçamos em pé diante dos obstáculos.
    Parabéns, muito esclarecedor!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *