A dignidade através do exercicio da cidadania.

Faz parte da necessidade de todo ser humano o senso de participação, de contribuição ,de se sentir util na vida de alguem. Podemos dizer que se trata também de um sentimento de pertencimento, de fazer parte de algo…

O ser humano é um ser sociavél,não vive absolutamente só.

Existe a necessidade de se comunicar ,seja  pessoalmente,pelas redes sociais ou outros meios de comunicação. Sente necessidade de opinar de maneira formal ou informal na politica e na vida social .Esse ato em si lhe tras a sensação de prazer,sensação “esta” que contribui para construção de um dos pilares de sua auto-estima.Contribui também para o desenvolvimento de uma visão ampliada do mundo ,da sociedade a qual pertence.,incluindo aí direitos e deveres aos quais todos estão sujeitos ,afim, de que haja uma convivência harmoniosa e organizada entre os seus membros.

Em se tratando de visão de mundo, de vida ,iremos exemplificar ,contando-lhes uma história…

Dois pedreiros  foram contratados para trabalhar em uma mesma obra. O serviço era o mesmo: Cortar pedras em blocos para construção de uma grande catedral.

Um Sr. ia passando e resolveu perguntar o quê os dois estavam fazendo..

O primeiro responde: Quebrando pedras…

O segundo responde : Estou tendo a honra de construir uma grande catedral

Os dois faziam o mesmo trabalho..Porém tinham visões diferentes.

Um enxergava apenas pedras ,não via nada além de pedras…

O outro foi muito mais além,via se, fazendo parte da construção de uma grande obra.. conseguiu enxergar o catedral pronta.,com seu espirito de civilidade e senso de cidadania, acreditava que o seu trabalho estava inserido em um contexto muito maior e com um significado todo especial. Sendo assim a prática da cidadania traz inumeros beneficios como por ex: fortalece a solidariedade humana,fortalece a demogracia,melhora a organização em sociedade,aflora o senso de humanização, entre outros pontos relevantes.

Elaboração do texto: Enfermeira: Ildete Sousa Lima

Fonte de pesquisa: www.significado.com.br/cidadania e Gestão de pessoas(senac)

 

2 thoughts on “A dignidade atraves do exercicio da cidadania”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *