TRANSTONOS ALIMENTARES E TRATAMENTOS ,SAÍBA  MAIS !

ANOREXIA NERVOSA:

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, tem como caracteristica uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal- Caquetico) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. A pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica.

A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres , mas também afeta homens em menor proporção. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou histórias de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
BULIMIA NERVOSA é uma disfunção alimentar. Tem incidência maior a partir da adolescência e prevalência de 3 a 7% da população, embora seja difícil mapear o real número de pessoas que sofrem da doença, uma vez que ela está cercada de preconceitos e é difícil para o próprio doente confessar seu problema. Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres. A pessoa bulímica, de acordo com os critérios diagnósticos do CID 10, tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar em um determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa. Existem também trabalhos acadêmicos recentes relatando que a ingestão alimentar excessiva caracteriza-se muitas vezes pelo sentimento subjetivo de excesso do que excesso propriamente dito. Mas, de toda forma, o CID 10 conceitua a questão de uma ingesta excessiva objetiva para fins diagósticos.

HIPERFAGIA e/ou TCAP TRANST.COMPULSIVO ALIMENTAR PERIÓDICO

Aumento anormal do apetite,ou ingestão excessiva de alimentos.

Comportamento :

Alimentação mais rapida do que o normal(compulsão)

Grandes quantidades de alimento mesmo sem fome.

Sentimento de culpa.

Tem consciência.

Alimentação solitária.(Vergonha de comer em público)

Manifestação clínicas comuns:

Obesidade.

Diabetes.tipo 2

Hipertensão

Dislípidemias (aumento do colesterol ruim LDL e do trigliceres.

Lítiase.(Cálculo renal> Pedra nos rins)

Cardiopatias.

 Tanto neste transtorno como na Bulimia: Antidepressivos,psicoterapias,acompanhamento nutricional ,dentre outros…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *