Mas o que é ser líder?

O que é liderança?

 

Antes de mais nada, vamos iniciar a nossa conversa ou a nossa leitura com a seguinte pergunta: Mas o que é liderança?

De forma bem simples e objetiva> é a arte de conduzir pessoas, atrair seguidores e influenciar de forma positiva mentalidades e comportamentos, sem impor a sua própria maneira de ser, respeitando a individualidade e personalidade de cada pessoa que está ao seu lado.

O verdadeiro líder de fato está para servir e não para ser servido! Ele se preocupa com o desenvolvimento intelectual e profissional dos seus. Visa o crescimento do grupo ao qual está inserido. Ele permite que todos os membros da sua equipe alcancem o sucesso e se sintam parte integrante e importante do processo de conquista.

O comportamento dele não é algo encaixotado, teatralizado.

O líder quer seja ele reconhecido pelo poder do “título” ou “não” age naturalmente.  As pessoas sentem prazer em estar perto dele.

Ele procura eliminar os obstáculos afim de que sua equipe alcance os objetivos propostos.

Ao conquistar algo …ele sempre diz>nós conquistamos > Nunca utiliza “eu” conquistei, eu fiz, eu aconteci…

Tem consciência do valor do ser humano, sabe que o maior patrimônio que temos não são os bens materiais, mas sim as pessoas que estão ao seu lado para somar, sabe reconhecer o mérito de quem está ao seu lado na luta pela solução dos desafios.

Na hora do feedback , nunca se refere a pessoa e sim a situação em questão.

Busca sempre uma solução em conjunto.

Agora vamos refletir:

Todos nós somos líderes de alguma maneira e em algum momento da nossa vida, consciente ou inconscientemente.

Por exemplo, quando estamos em casa ajudando os nossos filhos a se decidirem por fazer algo ou deixar de fazer de acordo com as consequências que podem ser positivas ou negativas. Quando tomamos as rédeas da nossa vida e respondemos diretamente pelas nossas escolhas sejam elas boas ou ruins.

Quando motivamos alguém ou a equipe a se superar frente a um desafio que parece querer engolir as nossas forças.

Quando procuramos juntos uma solução.

Quando enxergamos soluções e não só problemas.

Nesse contexto os problemas devem ser vistos como desafios a serem superados e não como empecilho para o nosso crescimento individual e coletivo. Pense nisso!

Antes de pensar em conduzir as pessoas, liderar, se faz necessario  desenvolver o autoconhecimento, entender o nosso “eu” a nossa personalidade, aprender a conduzir a nossa própria vida e isso é um aprendizado diário que só quem está aberto a mudanças é capaz de identificar a verdadeira importância desta mudança que deve ocorrer no íntimo de cada ser humano, de dentro para fora!

Texto: Enfermeira: Ildete Sousa Lima

Pense nisso!

Curta e compartilhe está informação!

2 thoughts on “Mas o que é ser líder, o que é liderança saíba mais”

  1. Bem pelo que eu endendi, e que cer líder , e um papel fundamental e que proponhe, confiança, dedicação e respeito, a si próprio e a com os outros, que se dirige a vc.e o seu trabalho e constantemente relacionados à todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *